domingo, fevereiro 20, 2011

O QUE SIGNIFICA REALMENTE A ORAÇÃO DO PAI NOSSO??

(Mateus 6:5-8) - E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente. E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos. Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes.

Aprendemos desde a nossa infância a oração do Pai Nosso, porém não nos foi ensinado o real e verdadeiro significado que Jesus orou desta forma. Jesus quis mostrar com este tipo de oração que para chegarmos a Deus tem uma forma correta e única, não sendo ouvida nenhuma súplica de outra forma. Que devemos entrar em nosso aposento, nos separar, ficar só em um local reservado, abrindo nosso coração, falando a Ele que está em secreto que se revele em nossa vida, e assim Ele nos recompensará. Outra orientação dada por Cristo é que não usássemos de “Vãs Repetições”, ou seja, repetir várias vezes as mesmas palavras, falar exaustivamente as mesmas coisas, pensando que por muito ficar repetindo palavras vazias, inventadas pela mente humana, seremos ouvidos e atendidos, Jesus deixou bem claro que não assemelhássemos a essas pessoas, porque Deus sabe antes que falamos o que nos é necessário para nossa vida. Nossa oração deve ser uma comunicação direta, falar a Ele como falamos com uma pessoa normal, porém rasgando nosso coração diante de Sua Presença. Lembrá-LO de Suas promessas que temos por direito recebê-las em nossas vidas, que Ele mesmo declarou em Sua Palavra. Não temos que usar Vãs repetições, mas usar as úteis repetições, as promessas e declarações de Deus contidas na bíblia sagrada.

(Mateus 6:9-13) Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; O pão nosso de cada dia nos dá hoje; E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; E não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.

A oração do Pai Nosso não foi pronunciada por Jesus para ser repetidas milhares de vezes. Ele não poderia voltar atrás do que tinha dito um pouco antes sobre o modo que as pessoas oravam repetindo palavras vãs, rezas, que não chegam diante de Deus, por não serem palavras do intimo do coração de uma pessoa. A oração do Pai Nosso, nada mais é do que uma forma de esquema de oração, como aprendemos na escola a fazer uma redação, um começo, meio e fim diante de uma dissertação de um assunto. Deus definiu uma forma de contato com Ele para que não venhamos falar palavras desnecessárias, gastar palavras à toa. Muitos oram dessa maneira e pensam que estão agradando a Deus e estão sendo protegidos, porém são palavras ao vento. Ela existe para que venhamos entender qual é a verdadeira vontade de Deus para nossa vida, por isso podemos entender cada parte dela a seguir:

Pai nosso que estais nos céus – Quando oramos a Deus temos que nos desligar deste mundo e ligar nossos pensamentos e nosso coração nos céus, entrando na presença de Deus, através do nome de Jesus. Ele é a ponte que liga este mundo a Deus.

santificado seja o teu nome – Temos que respeitar o nome, a palavra e os mandamentos de Deus, confessar nossos pecados para que possamos ser ouvidos e atendidos durante uma oração;

Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu – Temos que aprender a buscar o reino de Deus e deixar que ele se manifeste em nossa vida, e aprender também que durante uma oração temos que pedir que seja feita a vontade de Deus em nossa vida e não que seja feita a nossa vontade, pois Ele sabe o que é melhor para nossa vida, pois é nosso Criador, e temos que fazer a Sua vontade na terra, que é obedecer a seus mandamentos e no céu, nos preparar para um dia estarmos ao Seu lado nos céus.

O pão nosso de cada dia nos dá hoje – Temos que aprender a todos os dias a agradecer o alimento que temos em nossas mesas, mesmo que não sejam alimentos sofisticados, de alto valor, dar graças a Deus. Aprender a alimentar nosso espírito com a Palavra de Deus, com Jesus o pão da vida, pois nosso espírito necessita desse alimento para não se enfraquecer e morrer espiritualmente e sermos alvos fáceis do diabo, porque quem como e bebe da palavra de Deus, jamais terá fome e sede em sua vida.

E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores – Jamais uma oração nossa será ouvida por Deus se estivermos em falta com alguém ou estiverem conosco, as mágoas, ressentimentos, brigas, o nosso pecado, se não nos arrependermos jamais seremos perdoados por Deus, e devemos perdoar os que nos perseguem, que falam mal, caluniam, pois se não os perdoarmos, também não seremos por Deus.

E não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal - Quando orarmos temos que pedir que Deus nos oriente das decisões que vamos tomar, das alianças e parcerias que vamos fazer, para nos ajudar a resistir as tentações para que não venhamos a pecar e sermos atingidos pelo maligno. Muitos têm feito até tatuagem com a seguinte frase “Livra-me do mal, amém”, mas não será essa tatuagem impregnada na pele que fará com que a pessoa seja livrada do mal, mas sim sua atitude de servir a Deus, ser de oração, ser uma pessoa temente a Deus de verdade. Deus só livrará do mal que estiver de acordo com Sua palavra, sendo um filho de Deus, aceitando Jesus em sua vida e seguindo-O.

Porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém – Temos que reconhecer dentro de nosso coração, em nossa vida, que somente há uma pessoa que tem o controle total de Todos os Reinos, céu, da terra, do inferno, tem Todo o poder, para mudar a vida de qualquer pessoa, fazer milagres, sinais e prodígios, e tem toda a glória, para abençoar, prosperar, amar , salvar e dar a vida eterna para uma pessoa para Todo o sempre. Essa pessoa é Deus, é seu filho Jesus, a palavra de Deus encarnada, e quem está ao nosso lado a pedido de Jesus ao rogar ao Pai para não nos deixar órfãos com sua subida aos céus.

(Romanos 8:26) - E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.

A partir de hoje, ore da maneira certa, não seja um hipócrita diante de Deus, use a oração do Pai Nosso de um modo diferente, use para poder criar uma intimidade maior com Deus através da ponte – Jesus. Clame ao Espírito Santo que ele te ajude nas suas fraquezas, te ajude a orar da forma que convém a Deus, que Ele interceda por você, e te leve diante de Deus e você seja abençoado, em nome de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário