terça-feira, março 17, 2009

A Tentação de Jesus

ENTÃO foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.
E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome;
E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.
Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.
Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo,
E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces em alguma pedra.
Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.
Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles.
E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.
Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.
Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam. (Mateus, Cap 4: 1-11)

Analisando o texto bíblico acima, nota-se que tentações são inevitáveis na vida do ser humano, seja de qual for a denominação a qual pertença. Maior exemplo disso, foi Jesus, que foi tentado no deserto e nos deu algumas dicas importantes de como vencer o inimigo, diante de uma luta espiritual.
Uma delas foi de nunca revidar com suas próprias forças, sendo usar de sabedoria e utilizar da palavra de Deus, pois quem está na palavra jamais perderá uma luta, outra observação importante é de nunca dialogar com o inimigo, ele é astuto, corrompeu um terço dos anjos que haviam no céu, e conseguiu fazer com que eles se tornassem hoje anjos caídos, destituidos da glória do Pai, dialogar com ele, não é uma forma sabia de atingí-lo.
O diabo fazendo uma paródia, é igual ao brasileiro, Não desiste Nunca...por mais que ele possa perder uma batalha hoje, ele estuda de todas as formas de atacar por uma outra saída. Sua missão hoje e sempre será de desmentir a palavra de Deus, de roubar as almas e levá-las para seu reino das trevas, por saber que para ele num existe mais a misericórdia de Deus, e cabe a ele esperar o Juizo Final e sua condenação eterna, vive planejando junto aos seus principados e potestades malígnas frustar os planos de Deus para com seu povo.
Colocando pleitos e divisões, seduções, inveja, ódio e outros males fazendo com que se esqueçam dos mandamentos designados ao homem a cumprir.
Voltando a falar de tentação, somos tentados a todo momento em nosso dia-a-dia, seja na escola, no trabalho, em casa, com os amigos etc., todos nesses exemplos, investindo na mente para que nos provoquem a uma reação que nos faça entrar em desacordo com a vontade de Deus.
O diabo é conhecedor da palavra muito mais do que nós possamos imaginar, na citação onde ele tentou Jesus, ele cita o livro de Deuteronomio Cap 8 e Vers: 3, onde diz: - "E te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conheceste, nem teus pais o conheceram; para te dar a entender que o homem não viverá só de pão, mas de tudo o que sai da boca do SENHOR viverá o homem".

Em outra passagem bíblica, cita Salmos cap. 91 Vers: 11-12, onde diz: “Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos. Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra”, só que não cita o complemento , onde lhe afetaria, (Salmos 91:13) – “Pisarás o leão e a cobra; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente”. Já na outra passagem, cita: (Deuteronômio 6:13) – “O SENHOR teu Deus temerás e a ele servirás, e pelo seu nome jurarás”,mas Jesus, vendo que o diabo queria ludibria-lo, numa resposta rápida citou a passagem em (Deuteronômio 6:16) - "Não tentareis o SENHOR vosso Deus.

Reflexão: Jesus nos deu uma lição importantíssima, que não devemos de forma alguma lutar sem as armas certas contra esse inimigo, a espada correta, é a palavra de Deus, como cita-se em (Hebreus 2:18) – “Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados”,e reafirma em (Hebreus 4:15) – “Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado”. Nas horas de tentações, que vermos que estamos fracos e quase derrotados, usarmos de sabedoria, e da mesma forma que Jesus, usar das palavras do Pai, algo que mal algum pode resistir. (Tiago 4:7) – “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós”.

Vigiai e Orai.. ....
Deus Abençoe...

Nenhum comentário:

Postar um comentário