quarta-feira, março 18, 2009

Levante-te, Toma o teu leito e Anda

Ora, em Jerusalém há próximo à porta das ovelhas, um tanque, chamado em hebreu Betesda, o qual tem cinco alpendres.
Nestes jazia grande multidão de enfermos, cegos, mancos e ressicados, esperando o movimento da água.
Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse.
E estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo.
E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são?
O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim.
Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda.
Logo aquele homem ficou são; e tomou o seu leito, e andava. E aquele dia era sábado. (João, Cap.: 5, Vers: 2-9).

Analisando o texto bíblico acima podemos notar que desde os tempos mais remotos, o povo tinha costumes e crenças, ditos populares, onde esperavam como nesse caso esse homem 38 anos para ser curado de seus máles.
Não diferente de hoje, muitas pessoas tem sofrido vários anos, outras a sua vida toda, esperando que alguém possa curá-las, ou pela medicina, ou por algum “deus”.
Só que não se atentam para as sagradas escrituras, se esqueceram completamente do que diz no livro de Isaías 53:4-5 – “Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido, Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados”.

Espera-se sempre uma pessoa levanta-los, ou um anjo descer do céu e mudar a sua situação, mas esquecem do sacrifício de Jesus na cruz do calvário, fazem com que isso num sirva de nada, choramos quando assistimos ao filme do Mel Gibson (Paixão de Cristo), vendo o que Ele passou, porém, nem sabemos ao certo o porquê de tudo aquilo, pois não usufruímos de seu sacrifício nos dias de hoje.
Reflexão:
Não espere por homens te levantarem, te ajudarem a sair de seus problemas, seja qualquer que sejam, pois o homem é fálio, como diz a escritura sagrada. (Jeremias 17:5) – “Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR”!
Confie em Jesus, lance seus problemas somente a Ele, não tenha outro intercessor diante de Deus, utilize somente Ele, como também diz a palavra de Deus, (João 14:6) – “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”, e ainda diz mais, (João 15:5) - Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.

Por isso, Jesus diz o mesmo para você hoje - Levanta-te, toma o teu leito, e anda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário