quinta-feira, outubro 13, 2011

NEM SÓ DE PÃO VIVERÁ O HOMEM, MAS DE TODA PALAVRA QUE SAI DA BOCA DE DEUS !!!


"E te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conheceste, nem teus pais o conheceram; para te dar a entender que o homem não viverá só de pão, mas de tudo o que sai da boca do SENHOR viverá o homem." (Deuteronômio 8.3)
Jesus quando pronunciou estas palavras quis mencionar o que Deus falara a Moisés no Antigo Testamento cumprindo-se Nele esta profecia.

E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães. Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. (Mateus 4.3-4)

Jesus sabia que muitos estavam atrás Dele apenas com interesses ambiciosos de enriquecer, ter alimento sem esforço físico, sem ter que trabalhar obtendo todas as coisas na “moleza”. Hoje em nossos dias atuais, não é diferente, muitos tem buscado a Deus com as mesmas intenções. Tem buscado o pão físico, dinheiro, fama, glamour, se tornando pessoas ambiciosas, enganando-se a si mesmas.

DEPOIS disto partiu Jesus para o outro lado do mar da Galiléia, que é o de Tiberíades.E grande multidão o seguia, porque via os sinais que operava sobre os enfermos. E Jesus subiu ao monte, e assentou-se ali com os seus discípulos. E a páscoa, a festa dos judeus, estava próxima. Então Jesus, levantando os olhos, e vendo que uma grande multidão vinha ter com ele, disse a Filipe: Onde compraremos pão, para estes comerem? Mas dizia isto para o experimentar; porque ele bem sabia o que havia de fazer. Filipe respondeu-lhe: Duzentos dinheiros de pão não lhes bastarão, para que cada um deles tome um pouco. E um dos seus discípulos, André, irmão de Simão Pedro, disse-lhe:
Está aqui um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos; mas que é isto para tantos? E disse Jesus: Mandai assentar os homens. E havia muita relva naquele lugar. Assentaram-se, pois, os homens em número de quase cinco mil. E Jesus tomou os pães e, havendo dado graças, repartiu-os pelos discípulos, e os discípulos pelos que estavam assentados; e igualmente também dos peixes, quanto eles queriam.
E, quando estavam saciados, disse aos seus discípulos: Recolhei os pedaços que sobejaram, para que nada se perca. Recolheram-nos, pois, e encheram doze cestos de pedaços dos cinco pães de cevada, que sobejaram aos que haviam comido.
Vendo, pois, aqueles homens o milagre que Jesus tinha feito, diziam: Este é verdadeiramente o profeta que devia vir ao mundo. (João 6.1-14).

Desde esta época a multidão seguia a Jesus por causa dos milagres que por meio dele ocorria, e não para conhecer mais a Deus, aprender como Servi-LO, sempre havia um interesse próprio por de trás da sua procura. Por isto existe uma diferença entre multidão e discípulos de Cristo. A multidão apenas quer seguir por interesse de receber algo em troca, o discípulo quer aprender para poder agir, ter o mesmo aprendizado, o mesmo propósito em sua vida igual a seu Mestre.
Um verdadeiro discípulo de Jesus é experimentado de todas as maneiras por seu Mestre. Assim como podemos ver Filipe e André foram testados e reprovados.
Filipe ao ser questionado por Jesus de como fariam para alimentar aquela multidão que gerava em torno de 20.000 pessoas, contando mulheres e crianças, teve uma visão humana, natural, deixando a visão espiritual a qual estava sendo desenvolvida a tempos na convivência com Jesus, mesmo vendo os milagres que ocorrera por todo esse tempo. Disse que não tinham dinheiro suficiente para alimentar a todos. Porém Jesus já sabia o que deveria fazer, afinal Ele sabe o que fazer em nossas vidas. Nele está a solução de todos nossos problemas. André por outro lado, mesmo tendo iniciativa e ter levado um garoto que tinha cinco pães e dois peixinhos para seu Mestre, falhou em quantificar e limitar o poder de Jesus diante de poucos elementos. Deus permite que passemos por processo de teste para que sejamos edificados na rocha. Temos que aprender a confiar em Deus e crer que Ele fará o que for necessário.
Outro grande ensinamento que Jesus nos mostra nesta passagem é: Organização, Gratidão e Prevenção.
Jesus pediu que todos se assentassem e se organizassem. Assim como o Mestre, devemos ser organizados em nossa vida, não gastar mais do que ganhamos, trabalharmos sem um controle, não organizar nosso tempo para nossos afazeres, família, saúde e o principal, para servir a Deus.
Jesus nos ensinou a sermos gratos. Havia poucos elementos, mesmo assim ele levantou aos céus e agradeceu ao Pai pelo pouco. Aqui está contido um enorme ensinamento que devemos aplicar em nossas vidas. Temos que aprender a ser agradecido a Deus, ter um coração grato.  Muitas pessoas têm tido falta das coisas porque tem sido ingratas com o pouco que tem recebido de Deus.
Quando nos tornamos gratos a Deus, Ele realiza o milagre da multiplicação em nossa vida. O Pouco que temos a nossa disposição como, amor ao próximo, saúde, fé, vida familiar, sentimental, prosperidade, fartura e o pouco de alegria que temos.
Jesus também nos deu um ensinamento grandioso, Ele não gosta de desperdícios. Deixou-nos de exemplo que jamais podemos desperdiçar nada. Seja alimento, oportunidades de estudar, se capacitar, orar, desperdiçar dinheiro, energia, água, experiências positivas, etc. Quando damos ouvido a Palavra de Deus, estamos aptos a ter os mesmos resultados que Jesus obteve em sua jornada aqui na Terra. Devemos aprender com o Mestre para que possamos ser aprovados por Deus nos momentos de prova, das batalhas e dificuldades a que venhamos encontrar. Seguir a Jesus por interesse é pecado, o pão é a conseqüência de uma vida de comunhão com Deus. Não devemos somente nos alimentar do pão físico, pois ele é ineficaz para resolver nossos problemas. Mas quando nos alimentamos do Maná, o Pão Vivo que desceu dos céus, alimentamo-nos de Jesus, a palavra de Deus encarnada, podemos ter a certeza que seremos muito mais bem alimentados, pois estaremos ingerindo os nutrientes necessários para alcançarmos a vitória e sermos verdadeiramente abençoados por Deus, em nome de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário