segunda-feira, setembro 05, 2011

NUNCA DEIXE DE AMAR A LIA, PORÉM BUSQUE A CADA DIA O AMOR DA RAQUEL !!!



“E Labão tinha duas filhas; o nome da mais velha era Lia, e o nome da menor Raquel. Lia tinha olhos tenros, mas Raquel era de formoso semblante e formosa à vista. E Jacó amava a Raquel, e disse: Sete anos te servirei por Raquel, tua filha menor. Então disse Labão: Melhor é que eu a dê a ti, do que eu a dê a outro homem; fica comigo. Assim serviu Jacó sete anos por Raquel; e estes lhe pareceram como poucos dias, pelo muito que a amava. E disse Jacó a Labão: Dá-me minha mulher, porque meus dias são cumpridos, para que eu me case com ela. Então reuniu Labão a todos os homens daquele lugar, e fez um banquete. E aconteceu, à tarde, que tomou Lia, sua filha, e trouxe-a a Jacó que a possuiu. E Labão deu sua serva Zilpa a Lia, sua filha, por serva. E aconteceu que pela manhã, viu que era Lia; pelo que disse a Labão: Por que me fizeste isso? Não te tenho servido por Raquel? Por que então me enganaste? E disse Labão: Não se faz assim no nosso lugar, que a menor se dê antes da primogênita. Cumpre a semana desta; então te daremos também a outra, pelo serviço que ainda outros sete anos comigo servires. E Jacó fez assim, e cumpriu a semana de Lia; então lhe deu por mulher Raquel sua filha. E Labão deu sua serva Bila por serva a Raquel, sua filha. E possuiu também a Raquel, e amou também a Raquel mais do que a Lia e serviu com ele ainda outros sete anos. Vendo, pois, o SENHOR que Lia era desprezada, abriu a sua madre; porém Raquel era estéril”.  (Gênesis 29. 16-31).

Analisando a história de Jacó, podemos fazer um paralelo com nossa vida também, pois assim como ele tinha grandes sonhos de prosperar, se apaixonar, se casar, ter uma linda família, trabalhar arduamente e se tornar um homem de sucesso em sua profissão, ser grandemente abençoado por Deus, pode-se observar que para alcançar os seus sonhos, houve muito esforço, trabalho e tempo para isto se realizar em sua vida. Jacó trabalhou por 7 anos para poder realizar o sonho de se casar com a mulher que amava. Deixando de lado até o salário, lutando dia após dia para que estes anos se passasse o mais rápido possível. Jacó não olhou para a Lia, pois seus olhos vesgos e a sua falta de beleza não o atraiu, ele a rejeitou. Jacó também não conhecia a tradição do povoado a qual elas pertenciam. Não sabia que segundo as tradições daquele lugar a primeira filha deveria se casar primeiro, depois as que nascesse posteriormente. Quando somente no outro dia, depois da noite de núpcias ele veio a  descobrir de tudo, irritando-se e requerendo a outra filha. O pai delas explicando o fato, orientou-o a trabalhar por mais 7 anos para adquirí-la e também torna-se sua esposa. E assim ele fez por mais sete anos. Porém começou a desprezar a sua primeira esposa, Lia. Mas Deus não aceitando esta situação, ouviu as orações de aflições de Lia e determinou que a unica que poderia por um longo período conceder-lhe filhos foi a rejeitada Lia, e Raquel esteve debaixo da maldição da esterilidade ( Incapacidade de gerar filhos), por um longo tempo, até que Jacó a amou da mesma maneira que a segunda esposa. Só assim Deus permitiu que ela gerasse seus filhos.

Conclusão: Hoje você pode estar numa condição inferior financeiramente, diferente dos sonhos que tem, pode trabalhar numa empresa pequena, que você não vê futuro, não gosta do cargo que se encontra, hoje você pode conhecer pouco de Deus, não tem a intimidade que tanto gostaria de ter com Deus de você orar e Ele responder imediatamente, hoje você pode ter uma bicicleta velha, uma moto velha, ou um carro velho, mas gostaria de ter estes novinhos, do ano ... Esteja hoje neste degrau, porém lute dia após dia para subir os outros degraus e no tempo de Deus poder alcançar os grandes sonhos que você tem em sua vida. Não queira pular etapas em sua vida, hoje Deus te deu a Lia, algo que você não gosta muito, não é o que deseja em seu coração, mas trate este serviço, esta fase de sua vida com amor, pois é através deste degrau que você irá crescer em todas as áreas, frutificar e adquirir fertilidade ( o dom de gerar ideias para poder cada dia mais crescer), é neste degrau que você amadurecerá e poderá partir para os demais degráus e poder chegar no mais alto. E poder desfrutar de todas as bênçãos de Deus em sua vida.

"TUDO tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. 
Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou" (Eclesiaste 3.1-2).
Aprenda a ter paciência, a ter sabedoria, a se aperfeiçoar dia após dia,  procure conhecer mais a Deus, para que você  possa adquiria Dele a direção, o controle, o planejamento, e poder alcançar no tempo certo todos os seus sonhos.
 Adote em sua vida o conceito inverso de Jacó, que você possa amar para sempre a Lia (o que você conseguiu até hoje de Deus), mas que você não se acomode, saia da zona de conforto e  possa buscar a cada dia, através de Deus o amor da Raquel, os sonhos que Deus colocar em seu coração. 

"E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do SENHOR teu Deus;"  (Deuteronômio 28 : 2)

Ouça a voz de Deus, pois só  assim todos os seus sonhos serão realizados e produziram lindos frutos em sua vida, em nome de Jesus.

2 comentários:

  1. realmente as vezes deixamos de lado as coisas de Deus,e nao chegamos a lugar , desanimamos mesmos de tudo e de todos,mas quando lemos sobre a palavra de DEUS CONFORTAMOS NOSSO CORAÇAO E NOSSA ALMA

    ResponderExcluir
  2. Sim, Realmente ás vezes falamos as coisas sem pensar, ou pretendemente deixamos de fazer algo de bom e util naquele momento, ás vezes a nossa mente deixa nos levar que sabemos de tudo, mais as vezes não sabemos* de nada. O orgulho as vezes fala mais alto do que a nossa propria mente, deixando nos levar que somos* ás vezes mais que os outros. Mais a gente sempre vai precisar daquela pessoa que a gente chutou, maguou, brigou, disse coisas horrivel. Porém eu já vi casos que as pessoas que se orgulharam muito e acabaram despressando uma pessoa, mais com o passar do tempo, ela acabou precisando de ajuda daquela pessoa na qual ela ofendeu e a maguou. Então deixe que Jesus Fale mais alto no seu coração, pense tudo antes de falar e agir. NÃO SAMOS NADA SEM JESUS. Obrigado Deus por tudo, que você colocou na minha vida, porque sempre um mal* estabele um bem* !

    ResponderExcluir