sábado, setembro 10, 2011

NÃO SEJA INCRÉDULO, OUÇA E EXECUTE A VONTADE DE DEUS E TORNE-SE PARTE VERDADEIRAMENTE DA FAMÍLIA DE JESUS


E, falando ele ainda à multidão, eis que estavam fora sua mãe e seus irmãos, pretendendo falar-lhe. E disse-lhe alguém: Eis que estão ali fora tua mãe e teus irmãos, que querem falar-te. Ele, porém, respondendo, disse ao que lhe falara: Quem é minha mãe? E quem são meus irmãos? E, estendendo a sua mão para os seus discípulos, disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos; Porque, qualquer que FIZER A VONTADE DE MEU PAI que está nos céus, este é meu irmão, e irmã e mãe. (Mateus 12. 46-50).
Chegaram, então, seus irmãos e sua mãe; e, estando fora, mandaram-no chamar. E a multidão estava assentada ao redor dele, e disseram-lhe: Eis que tua mãe e teus irmãos te procuram, e estão lá fora. E ele lhes respondeu, dizendo: Quem é minha mãe e meus irmãos? E, olhando em redor para os que estavam assentados junto dele, disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos. Porquanto, qualquer que FIZER A VONTADE DE DEUS, esse é meu irmão, e minha irmã, e minha mãe.
(Marcos 3.31-35).
E foram ter com ele sua mãe e seus irmãos, e não podiam aproximar-se dele, por causa da multidão. E foi-lhe dito: Estão lá fora tua mãe e teus irmãos, que querem ver-te. Mas, respondendo ele, disse-lhes: Minha mãe e meus irmãos são aqueles que OUVEM A PALAVRA DE DEUS E A EXECUTAM. (Lucas 8.19-21).
Nota-se nos três versículos citados que são discorridas as mesmas circunstancias, a mesma história narrada de diversos ângulos de visão dos discípulos no local presente. Com alguns detalhes e expressões marcantes no ensinamento de Jesus.
Podemos observar que sua família não estava presente no recinto, e não tinha o hábito de acompanhar Jesus em suas pregações pelas cidades por onde passara a pregar o Evangelho, estando de maneira contrária a palavra de Deus por Ele pregada ao povo. Nota-se também que quando foram ao Seu encontro não queriam parar para ouvir a pregação, conhecerem mais de Deus, mas sim que Ele parasse de pregar e os fosse atender. Mas encontrando obstáculos como a multidão de pessoas ao Seu redor, ouvindo-O atentamente cada ensinamento, creio eu que nem piscavam, embora muitos cansados, famintos e escaldados pela alta temperatura, não arredavam os pés para aprender e conhecer sobre o Reino de Deus.
Sua família pretendia falar com ele, porém não queria ouvi-LO, queriam chamá-LO, porém não queriam que Ele os chamassem para entrar e andar pelo caminho, queriam vê-LO, porém não queriam ver a Deus que se revelava ao povo pela palavra de Deus pelas palavra de Jesus. A multidão, os obstáculos impediam que sua família biológica cresse, seguisse e andasse como Ele andava.
Porem vendo o esforço da multidão em seguí-LO e sua família o desprezo ao Seu ministério, sua incredulidade para com seu chamado de Deus, Radicalmente preferiu rejeitar eles e adotar a multidão como sua verdadeira família, por estes darem crédito aos seus ensinamentos e adquirirem a fé pelo ouvir da Palavra de Deus, onde Deus pôde operar grandes milagres no meio daquele povo, diferentemente de quando esteve em sua terra, com seu povo, por não haver crédito Nele, Deus ficou impedido de agir em sua família, na vida de seus parentes e sobre a vida do povo de Sua cidade natal. Sua família não se mostrou digna de reconhecer Sua divindade, de crer, praticar e se submeter à vontade de Deus.
Não é este o filho do carpinteiro? e não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, e José, e Simão, e Judas? E não estão entre nós todas as suas irmãs? De onde lhe veio, pois, tudo isto? E escandalizavam-se nele. Jesus, porém, lhes disse: Não há profeta sem honra, a não ser na sua pátria e na sua casa. E não fez ali muitas maravilhas, POR CAUSA DA INCREDULIDADE DELES. (Mateus 13. 55-58).
Disseram-lhe, pois, seus irmãos: Sai daqui, e vai para a Judéia, para que também os teus discípulos vejam as obras que fazes. Porque não há ninguém que procure ser conhecido que faça coisa alguma em oculto. Se fazes estas coisas, manifesta-te ao mundo. PORQUE NEM MESMO SEUS IRMÃOS CRIAM NELE. Disse-lhes, pois, Jesus: Ainda não é chegado o meu tempo, mas o vosso tempo sempre está pronto. (João 7. 3-6)
Aqueles que pertencem à família espiritual de Deus são mais próximos de Cristo do que eram os seus parentes biológicos, são mais próximos de Jesus que sua família natural, conclui-se então que a relação espiritual entre Cristo e os cristãos é ainda mais íntima que os laços de sangue mais fortes. A obediência a Deus tem precedência sobre as responsabilidades familiares.
Isto joga por terra mitos, crenças e hipóteses da vinda de Jesus a Terra para constituir família, ter mulher, filhos e parentes, como objetivo ou meta. Se Ele que pregava aos seus discípulos e aos Seus seguidores para deixarem tudo e todos por amor a Deus, seria ilusório pregar algo e não viver o que se ensinava.
Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim. E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim. (Mateus 10. 37-38).
Quando olhamos para os problemas, para os obstáculos, para a multidão, ficamos impedidos de se aproximar de Cristo, e com isso não damos ouvindo a Palavra de Deus como ela merece e nos tornamos incrédulos, e nos colocamos nas mesmas condições “carnais” da família biológica de Jesus. Enfrentar a multidão os problemas, carregar sua cruz e seguir em direção ao que a Palavra de Deus revela é o caminho para obtermos o amor de Cristo e a Sua aprovação como membro de honra de Sua família. Quando damos mais créditos aos laços familiares mais do que aos laços espirituais, nos tornamos indignos diante do Senhor Deus e rejeitados diante Dele. Não jogue fora a oportunidade, a honra, de poder ter em sua casa a presença de Jesus e poder acompanhá-LO aonde quer que Ele esteja. Afinal todo local onde é pregado a Palavra de Deus, Jesus se fará presente, não caia na mesma estupidez, como Sua família biológica, por ter O ignorado, e por ter perdido a chance de receber as bênçãos de Deus, a libertação, a cura, os milagres, a paz e a salvação eterna.
Por isso, medite nisto, não seja incrédulo, ouça e execute a vontade de Deus e torne-se parte verdadeiramente da família de Cristo, em nome de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário