terça-feira, setembro 13, 2011

NÃO CONSTRUA SEUS SONHOS NA AREIA, CONSTRUA-OS NA ROCHA !!!


Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar? Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele. (Lucas 14.28-29).
Muitas pessoas por não terem um entendimento da Palavra de Deus, agem de forma errônea e tem sofrido grandemente em suas vidas nas áreas: sentimentais, profissionais, familiares, espirituais e etc. Jesus mesmo não exercendo as profissões de: engenheiro, matemático ou administrador, usou das estratégias utilizadas nestas áreas para nos mostrar que antes de começarmos algo, de fazermos um investimento, construir o nosso sonho, temos que ter metas, planejamento, controle e organização. Para evitar sermos ridicularizados pelas outras pessoas e se tornarmos pessoas frustradas, desiludidas na vida. Muitas pessoas não têm controle sobre seu dinheiro e, por mais que ganhe altos salários, estes não são suficientes para suprirem suas despesas mensais, acabam gastando mais do que ganham, vivendo endividados, no cheque especial, nos limites de cartões de crédito, em empréstimos, ou até pior, emprestando de agiotas ou de parentes. Isto acontece por estarem em total desacordo com a vontade de Deus, acabam se tornando reféns das contas e ao invés de emprestarem a muitos, acabam emprestando de muitos, se enforcando dia após dia.
"Porque o SENHOR teu Deus te abençoará, como te tem falado; assim, emprestarás a muitas nações, mas não tomarás empréstimos; e dominarás sobre muitas nações, mas elas não dominarão sobre ti."  (Deuteronômio 15.6)
 Quando estamos em desobediência a palavra de Deus, podemos ser prósperos, ser inteligentes humanamente, porém nunca teremos a verdadeira sabedoria do Criador, jamais teremos a visão de águia, de estarmos por cima das situações adversas. Estaremos construindo nossos sonhos e metas de vida sobre a “areia”, ou seja, em um lugar onde não há segurança, estabilidade, profundidade e solidez. Muitas pessoas têm o sonho de sua “casa própria”, porém por não saberem investir, acabam levando anos para sair do alicerce, outras chegam erguer as paredes, mas estão sem cobertura, outras estão somente no contra-piso, outras ainda somente no chapisco e etc, como vemos muitas casas abandonadas, cobertas por mato por dentro e por fora, e ao analisar a vida da pessoa, o dinheiro que era para ser investido nela, está sendo empregado em casas de aluguéis, automóveis etc, estando totalmente fora de foco, literalmente “rasgando seu dinheiro todo mês”.
Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda. (Mateus 7. 24-27).
Quando estamos fora da vontade de Deus é isto que ocorre estamos sendo insensatos, estamos construindo nossa vida sobre a areia, onde mais cedo ou mais tarde, diante dos problemas que são inevitáveis em nossas vidas, seremos atingidos e derrubados ladeira abaixo.
Assim como nos exemplos materiais citados, em nossa “casa espiritual” acontece a mesma coisa. Quando tomamos a decisão de agirmos como nos da na “telha”, estamos também construindo nossos alicerces sobre a areia, ou até erguemos as paredes, até temos uma cobertura, mas não vigiamos, nos tornando um alvo fácil para o maligno nos derrotar. Mas quando construímos nossa vida sobre a “rocha" e à zelamos diariamente, através da palavra de Deus, nos tornamos pessoas prudentes, muito mais resistentes as tempestades enviadas pelo diabo. Através do poder de Deus são criadas vigas e colunas espirituais em nossas vidas e de nossas famílias que as sustentarão e darão proteção contra qualquer impacto, queda ou desmoronamento.
"SE o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela."  (Salmos 127 : 1)
Quando não construímos nossas vidas, nossos sonhos, nossas famílias, trabalho e etc. conforme as ordenanças do Senhor Deus, certamente iremos perecer. Podemos utilizar os melhores materiais, os melhores profissionais, podemos ser freqüentadores assíduos de igreja, conhecedores afundo da palavra de Deus, dizimistas e ofertantes, mesmo assim o inimigo nos pegará de surpresa e será em vão todo trabalho executado neste sonho, tudo será devastado.
"E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens."  (Lucas 2 : 52)
Assim como Jesus, devemos crescer a cada dia em sabedoria, em estatura, e em graça para com Deus e com as pessoas, somente desta maneira conseguiremos alcançar nossos sonhos materiais, construir, ampliar e aperfeiçoar nossa vida espiritual para com Deus e nos tornarmos inabaláveis diante das astutas ciladas do maligno.
"O temor do SENHOR aumenta os dias, mas os perversos terão os anos da vida abreviados." (Provérbios 10 : 27)
Tema a Deus, obedeça Sua Palavra e aumente seus dias de vida, conquiste seus sonhos, construa-os firmados na rocha e tenha a proteção, a alegria e todas as bênçãos de Deus em sua vida, em nome de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário