terça-feira, setembro 20, 2011

BUSQUE O DOMÍNIO PRÓPRIO ATRAVÉS DE DEUS PARA SUA VIDA !!!


Melhor é o que tarda em irar-se do que o poderoso, e o que controla o seu ânimo do que aquele que toma uma cidade. (Provérbios 16.32)

Muitas pessoas, por não darem ouvido a Palavra de Deus, tentam conquistar pela força de seus braços posições, cargos e alvos que muitas das vezes, o senhor Deus não determinou, não orientou, nem os designou para aquele propósito. Muitas destas pessoas por serem impacientes, e não conhecerem a boa, agradável vontade de Deus, agem de acordo com o que suas mentes dizem, caminham em direção ao desconhecido, sem a certeza do que acontecerá. Não possuem domínio próprio, tentam dominar várias coisas ao mesmo tempo, porém não conseguem nem mesmo dominar a si próprio. Quando agimos de acordo com a Palavra de Deus, as coisas são diferente. Devemos buscar os frutos do Espírito Santo em nossas vidas, em especial a mansidão ou Domínio próprio, que é a capacidade de governar nossos próprios desejos. Diferente da pessoa que anda na carne, como um escravo de paixões pecaminosas, o servo do Senhor deve mostrar o domínio próprio (2 Pedro 1:6). Esta característica nos capacita a negar nossos desejos carnais. A pessoa que aprende a se dominar é capaz de vencer os vícios e maus hábitos que governam as vidas de muitas pessoas que continuam a andar na carne.

"Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, TEMPERANÇA." (Gálatas 5. 22)

Dentro de nós existe um rebelde que precisa ser dominado em quanto a tempo, para evitar que ele domine o homem exterior e traga sérias conseqüências. Por isto, aqueles que vivem no Espírito devem andar no Espírito. Devemos desenvolver cada uma destas qualidades como uma parte de nossa personalidade. O fruto do Espírito tem que ser produzido na vida de cada seguidor de Cristo.

Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus (Romanos 7.22)

Muitos hoje, em busca de suas realizações, não consultam a Deus e se frustram, acabam dando com os burros n’água, e tornam-se pessoas desmotivadas, desanimadas em tudo nas suas vidas. Por enfrentarem problemas no casamento, nos negócios, na vida financeira, sentimental, etc. Por não darem crédito a voz de Deus, descrita na Sua Palavra, muitos tem perecido e tornando-se pessoas desequilibradas, fracassadas e sem rumo de suas vidas.

E ABIMELEQUE, filho de Jerubaal, foi a Siquém, aos irmãos de sua mãe, e falou-lhes e a toda a geração da casa do pai de sua mãe, dizendo: Falai, peço-vos, aos ouvidos de todos os cidadãos de Siquém: Qual é melhor para vós, que setenta homens, todos os filhos de Jerubaal, dominem sobre vós, ou que um homem sobre vós domine? Lembrai-vos também de que sou osso vosso e carne vossa. Então os irmãos de sua mãe falaram acerca dele perante os ouvidos de todos os cidadãos de Siquém todas aquelas palavras; e o coração deles se inclinou a seguir Abimeleque, porque disseram: É nosso irmão. E deram-lhe setenta peças de prata, da casa de Baal-Berite; e com elas alugou Abimeleque uns homens ociosos e levianos, que o seguiram. E veio à casa de seu pai, a Ofra e matou a seus irmãos, os filhos de Jerubaal, setenta homens, sobre uma pedra. Porém Jotão, filho menor de Jerubaal, ficou, porque se tinha escondido. (Juízes 9.1-5)

Abimeleque quis usar de valentia, matando a seus irmãos. E nem sequer quis saber de consultar a Deus para saber se era de Sua vontade que fosse ele quem deveria reinar. Da mesma forma hoje, muitos agem da forma que pensam que é o correto, do jeito que lhes convém. Tomando decisões erradas e sofrendo conseqüências catastróficas em suas vidas no final.

Então Abimeleque foi a Tebes e a sitiou, e a tomou. Havia, porém, no meio da cidade uma torre forte; e todos os homens e mulheres, e todos os cidadãos da cidade se refugiaram nela, e fecharam após si as portas, e subiram ao eirado da torre. E Abimeleque veio até a torre, e a combateu; e chegou-se até a porta da torre, para a incendiar. Porém uma mulher lançou um pedaço de uma mó sobre a cabeça de Abimeleque; e quebrou-lhe o crânio.
Então chamou logo ao moço, que levava as suas armas, e disse-lhe: Desembainha a tua espada, e mata-me; para que não se diga de mim: Uma mulher o matou. E o moço o atravessou e ele morreu. Vendo, pois, os homens de Israel que Abimeleque já era morto, foram-se cada um para o seu lugar. Assim Deus fez tornar sobre Abimeleque o mal que tinha feito a seu pai, matando a seus setenta irmãos. Como também todo o mal dos homens de Siquém fez tornar sobre a cabeça deles; e a maldição de Jotão, filho de Jerubaal, veio sobre eles. (Juízes 9.50-57).

Abimeleque conquistou cidades, mas ele mesmo não conseguiu controlar seu instinto maligno. Tudo que conquistou em vida de forma ilegal, o conduziu a uma grande derrota no final de sua vida. Tornando-se humilhado, por ser atingido por uma simples e frágil mulher.
Assim também ocorre hoje com pessoas que agem desta maneira. Por mais que pareça que tudo está correndo bem, mal sabem que Mais cedo ou mais tarde terão o mesmo destino cruel de Abimeleque. Por pensarem que nada às detem, que são invencíveis, por confiarem em seu intelecto, em seus bens materiais, e se fazerem deuses de si mesmas, desprezando a proteção de Deus em suas vidas, receberão suas recompensas. Terão a colheita de todas as maldições que plantaram e se fartarão delas.
Por isso, nunca tente conquistar nada pela força de seus braços. Melhor é a pessoa que é paciente em conhecer a vontade de Deus e receber a sua direção para agir do que aquele que despreza a orientação de Deus e sai lutando com as suas próprias forças.
Comece a deixar Deus lhe capacitar, pois isto fará com que você consiga controlar sua fé, emoções e sentimentos. Uma pessoa descontrolada facilmente será arruinada em sua vida.
Melhor é ter domínio próprio e ter a capacidade de dominar a si mesmo, e desfrutar das bênçãos que o Pai concede aos que Lhe obedecem. Deste modo, Ouça a voz de Deus e haja somente de acordo com Sua vontade e você sempre vencerá, em nome de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário