segunda-feira, setembro 14, 2009

Angústia, Como passar por elas em nossas vidas?

Angústias do Rei Davi e do Senhor Jesus

A palavra angústia, significa segundo os dicionários e estudos de psicólogos a Ansiedade física acompanhada de opressão dolorosa: os estremecimentos da angústia. Inquietude profunda que oprime o coração: uma angústia mortal. Filosofia. Experiência metafísica, para os filósofos existencialistas, através da qual o homem toma consciência do ser. Angústia é uma sensação psicológica, caracterizada por “abafamento”, insegurança, falta de humor, ressentimento, dor e ferida na alma, A angústia é também uma emoção que precede algo um acontecimento, uma ocasião, circunstância, também pode-se chegar a angústia através de lembranças traumáticas que dilaceraram ou fragmentaram o ego.
Na Bíblia essa palavra aparece em 111 referências, nos mostrando o quanto o povo de Deus sofreu algum tipo de angústia em seus dias de vida. Há muitos relatos vivenciados na palavra de Deus, de que a angústia sempre foi um obstáculo nos momentos difíceis, momento de incredulidade do homem para com Deus, alguns motivos que faz com que entramos em angústia em nossa vida, podem ser relacionado com a vida do Rei Davi e do Senhor Jesus.
“Dá-nos auxílio na angústia, porque vão é o socorro do homem” (Salmos 60:11), sua confiança de resolução de seus problemas era sempre através do homem, sendo que a própria palavra diz que “Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR”. (Jeremias 17:5). Esse foi um dos pontos cruciais da fraqueza espiritual de Davi, que o levou a entrar num momento de desespero e angústia em sua vida.
Em outra passagem Davi fala de sua angústia: “Então disse Davi a Gade: Estou em grande angústia; porém caiamos nas mãos do SENHOR, porque muitas são as suas misericórdias; mas nas mãos dos homens não caia eu.” Ele disse isso devido seu arrependimento de querer conduzir sua vida de acordo com suas vontades e ver que os conselhos do homem de nada valem, pois sabia que nas mãos do homem não haveria misericórdia alguma e na do Senhor haveria.
Davi também se refere à angústia como um estado de desânimo tão grande que é preferível à morte, “Porque a minha alma está cheia de angústia, e a minha vida se aproxima da sepultura” (Salmos 88:3).
Davi passou por esses momentos difíceis, pois se esqueceu de analisar as escrituras, onde se encontravam todas as respostas para seus problemas como podemos citar em Deuteronômio 4:30 “Quando estiverdes em angústia, e todas estas coisas te alcançarem, então nos últimos dias voltarás para o SENHOR teu Deus, e ouvirás a sua voz”. Davi tinha se esquecido de voltar-se a Deus, como nós também nos dias de hoje, nos momentos de aflições esquecemos de ouvir, e se voltar ao Senhor, por isso perecemos e muitos mediante tanta pressão acabam tirando suas próprias vidas.
(Salmos 10:1) “POR que estás ao longe, SENHOR? Por que te escondes nos tempos de angústia?”. Deus se esconde de nós nesses momentos por esse motivo, deixamos de confiar em Sua palavra, e se não estivermos crendo Nele, não há como Ele agir em nossas vidas.
Mas quando nos voltamos à palavra, como Davi fez, foi quando as coisas começaram a tomar um rumo certo, a confiança que já não existia mais em sua alma, em seu coração, voltou à tona, como diz nas passagens a seguir.
Estando em angústia, invoquei ao SENHOR, e a meu Deus clamei; do seu templo ouviu ele a minha voz, e o meu clamor chegou aos seus ouvidos”. (II Samuel 22:7).
(Salmos 34:17) “Os justos clamam, e o SENHOR os ouve, e os livra de todas as suas angústias”. Deus não pode ouvir uma pessoa injusta, que está em desacordo com Sua palavra, e nem ao menos livrá-la de suas angústias.
(Salmos 102:2) “Não escondas de mim o teu rosto no dia da minha angústia, inclina para mim os teus ouvidos; no dia em que eu clamar, ouve-me depressa”. Enquanto estamos em afronta a palavra de Deus, Deus esconde Seu rosto nos momentos de dificuldades que passamos e não tem como nos ouvir, nem ao menos ouvir nosso clamor, se não houver um arrependimento sincero.
(II Crônicas 15:4) “Mas quando na sua angústia voltaram para o SENHOR Deus de Israel, e o buscaram, o acharam”. O Senhor só pode nos ouvir em nossos dias de angústias se nos voltarmos somente a Ele, se O Buscarmos, assim o Acharemos, e veremos Seu agir em nossas vidas.
(Salmos 107:6) “E clamaram ao SENHOR na sua angústia, e os livrou das suas dificuldades”. Nos momentos de angústia e dificuldades temos que aprender a clamar ao Senhor, não só nesses momentos, mas antes de vir os problemas.
(Provérbios 24:10) “Se te mostrares fraco no dia da angústia, é que a tua força é pequena”. Se demonstrarmos fraqueza nesses momentos estaremos confessando que não confiamos em Deus e que a força de Deus de nada vale.
(Naum 1:7) “O SENHOR é bom, ele serve de fortaleza no dia da angústia, e conhece os que confiam nele”. Você pode enganar sua família, seus parentes, seus amigos dizendo que confiam neles, mas Deus conhece profundamente os que confiam verdadeiramente Nele, e só os que confiam de todo seu coração que Ele pode socorrer mediante a essa situação de angústia.
(Salmos 46:1) “DEUS é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia”. Ele pode ser nosso refúgio, nossa fortaleza, basta que saibamos confiar Nele nos momentos difíceis que venhamos a passar, pois esses momentos são inevitáveis, estejamos Nele ou não, conforme diz em (Romanos 2:9-11) “Tribulação e angústia sobre toda a alma do homem que faz o mal; primeiramente do judeu e também do grego, Glória, porém, e honra e paz a qualquer que pratica o bem; primeiramente ao judeu e também ao grego; Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas”.
(Efésios 6:13-17) “ Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; Tomando, sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno, Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus”. Esses são os revestimentos que temos que tornar uso em nossas vidas para que possamos lutar nos dias maus que virão, quer queiramos ou não.
(Romanos 8:35) “Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?”. Nada pode nos parar quando estamos em Cristo, nenhuma aflição carnal ou espiritual pode nos abalar, seja qual for à angústia, o amor que Cristo tem por nós é maior.
(II Corintios 12:10) “Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte”. O apóstolo Paulo comenta que nas fraquezas, nas tribulações que passamos por Cristo que parecemos que estamos fracos que vamos ser vencidos, é que somos fortes, pois somos postos à prova se confiamos ou não.
O próprio Senhor Jesus passou por diversas aflições, angústias que nós mesmo não agüentaríamos passar, e mostrou-nos que se Ele conseguiu em carne, também somos capazes de conseguir passar por todas as angústias que nos cercarem, pois se Ele teve paz, teve bom ânimo para vencer o mundo, como diz em (João 16:33) “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”.
(I Corintios 11:1) “Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo”. Como o apóstolo Paulo era imitador de Cristo em tudo, devemos ser seus imitadores, para também termos êxito em nossas vidas e se mesmo assim tivermos dúvidas veja o que Deus fala em Josué 1:9 “Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares”. Deus é contigo por onde quer que andes, desde que esteja firme na palavra Dele, se esforce, não olhe para as dificuldades, pois a palavra de Deus jamais deixará de se cumprir.
Em Hebreus 2:18, está escrito para nos avivar quando estivermos passando por angústia "Pois naquilo que ele mesmo sofreu, tendo sido tentado, é poderoso para socorrer os que são tentados". Com outras palavras: tendo sofrido e vencido e triunfado no Getsêmani, Ele também pode nos ajudar em nossos medos e angústias, e nos ajuda a vencê-los, Ele quer nos ensinar a orar com perseverança justamente nesses momentos, pois Confiar significa orar, e orar significa confiar.
Da mesma forma que Ele só tinha algo a fazer em seu momento de aflição Orar, nosso meio mais eficaz também deve ser esse, Orar e Confiar somente.
Reflexão:
Davi não permaneceu na palavra de Deus, confiou no homem, sofreu muito para entender qual era a verdadeira vontade de Deus nas suas angústias, Jesus por outro lado, permaneceu sempre na palavra de Deus, Orou, Perseverou, e quando as lutas vieram, a angústia veio junto.
No Getsêmani, angustia maior vivida, Deus o concedeu forças para vencer aquele momento e resistir ao diabo, mesmo seu sour se tornando gotas de sangue...Mas Venceu e Prevaleceu sobre todas os problemas...

Que exemplo você tem seguido...o de Davi de sofrer muito para solucionar os problemas....ou o de Jesus....que apenas Orou e confiou e perseverou ....e Deus deu forças???

Pense Nisso...pode ser a resposta que você estava procurando nesse momento de angústia em sua vida.